fbpx

Os benefícios e os riscos de contratar Freelancers

Muitas empresas preferem contratar freelancer para a execução de diversos trabalhos. Mas cuidado você sabe os benefícios e os riscos desta contratação?

Para entender as vantagens e os riscos desse profissional, vamos entender um pouco sobre o que é o Freelancer.

O freelancer é um profissional que trabalha sozinho na execução de um determinado projeto para o qual foi contratado, tendo total liberdade de escolher o local de trabalho e a forma de como vai trabalhar, comprometido com uma demanda e um prazo estipulado entre ele e a empresa contratante.

Cada freelancer tem um jeito de trabalhar , embora possam se adaptar a demanda e exigências da empresa, eles sempre mantem sua autonomia de decisão de sua forma de trabalho. (sob o risco de, se a empresa quiser determinar isso, isso pode ocasionar em processo judicial. isso veremos mais adiante).

O freelancer NÃO esta sob a subordinação da empresa, ou seja a empresa em teoria, não tem controle sobre o horário, o local e a forma de trabalho do freelancer. Apenas se comprometendo em pagar por ter entregue um projeto finalizado na data estipulada. Um freelancer é um profissional PRESTADOR DE SERVIÇO e NÃO um funcionário da empresa.

Sabendo o que é um freelancer, agora vamos ver quais os benefícios e riscos da contratação desse profissional.

Vantagens

Encargos menores: O freelancer não tem vinculo empregatício com a sua empresa, já que ele é um prestador de serviço. Ou seja você não paga INSS, FGTS, ferias, 13º salario, vale- transporte e alimentação, etc. Até o preço do contrato de prestação de serviço se torna mais vantajoso que pagar um funcionário contrato em CLT.

A empresa terá que pagar unica e exclusivamente pelo serviços do profissional, tendo o freelancer somente a responsabilidade de entregar o trabalho de qualidade e dentro do prazo estabelecido.

O freelancer tem mais disponibilidade de horários, mais flexibilidade nas opções de pagamento.

Tudo ótimo, até agora né? Mas quais os riscos?

Riscos

Pouco controle sobre a atividade: O freelancer é um profissional CONTRATADO COMO AUTÔNOMO portanto, a empresa NÃO tem controle sobre seu trabalho, apenas sobre o resultado. E também tem que lidar com atrasos e faltas isso é bem comum e pode ser prejudicial para sua empresa.

Impostos e Tributos: Os freelancer que trabalham com contrato podem ter questões tributarias envolvidas.

Alguns possuem empresas individuais os “PJ” (Pessoa Jurídica), outros são Pessoa Física os “PF”, os contratos e impostos são diferentes.

Vejamos:

PJ(Pessoa Jurídica): O profissional freelancer terá que emitir nota fiscal, pagando os impostos normalmente.

PF(Pessoa Física): O contrato é feito por uma pessoa física , e a incidência do imposto sobre o serviço (ISS) que é um tributo municipal que incide em média em 20% do valor do contrato, o que pode ocasionar no aumento no custo da empresa.

Possíveis problemas com leis trabalhistas: Um grande problema na contratação de freelancer é a continuidade do trabalho e o RISCO de processos trabalhistas. Se o freelancer é contratado de uma forma continua para a execução da mesma tarefa, pode gerar um processo de reconhecimento de vinculo empregatício.

Esse custo processual pode vir a ser caro para a empresa.Por isso, contratar um freelancer para um serviço pontual é relativamente seguro, enquanto o contrato para um projeto maior ou continuo poderia ser feito com um empregado com tratado por tempo determinado em CLT.

Cuidado nas atividades desenvolvidas: O freelancer NÃO pode ser contratado para o desenvolvimento de trabalhos contínuos nas atividades-fim da empresa. ” Atividade-fim é aquela que é o objetivo principal da empresa”

EX.: Pet Shop contratar um freelancer como banhista, tosador. ou seja esta contratando um freelancer para sua atividade-fim que é a estética animal.

Então para terminar, será que vale apena contratar um freelancer?

As vezes o barato sai caro! nem sempre o freelancer é o melhor remédio para sua empresa.

CONHEÇA A CONTIVA CONTABILIDADE

Somos uma contabilidade especializada em Pequenas e médias empresas do Simples Nacional!

Deixe um comentário

Olá, como podemos ajudar?
Enviar WhatsApp